segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O porquê dos terremotos e vulcões!

Ultimamente vemos em noticiários, notícias sobre terremotos e vulcões, sempre relacionados com catástrofes.
Mas o que causa tais fenômenos?
Primeiramente vamos ver como é a estrutura interna da Terra.



No interior da terra, está o núcleo, onde se encontra os metais mais pesado como o ferro e o níquel, também sabemos que o núcleo é o mais quente, enquanto que o magma, menos denso que o núcleo, envolve-o , onde se encontra silício e magnésio é uma camada pastosa, a próxima camada, a mais externa, é a crosta terretre, que é menos densa que o magma.

A diferença de densidade entre as camadas, é o que as separa, você pode ver isso fazendo uma experiência muito sinples, em um copo você coloca um pouco de detergente, em seguida um pouco de água, e depois adiciona um pouco de óleo, deixe se estabilizar, e verá três camadas, separadas pela diferença de densidade.

A crosta terrestre é formada por placas tectônicas, que literalmente flutuam sobre o magma.




Ocorre que essas placas se movimentam, e se isso acontece, elas podem se chocar, e quando isso acontece, então temos o terremoto.

Mas porque elas se movimentam?



Como já dito acima, o núcleo é mais quente que o magma. A porção de magma mais próxima do núcleo estará mais quente que as mais distantes, já que está mais quente, então ela subirá e a mais fria descerá, e isso ocorre constantemente, formando movimento, quente sobe, frio desce.
Como você pode ver no desenho, esse movimento do magma, faz com que as placas se movimentem também.
Você também pode conferir isso, fazendo outra experiência, encha um bequer de água, depois coloque duas colheres de serragem na água. leve ao fogo, verá que a serragem que está no fundo, se aquecerá e subirá, e as da superfície mais distante do fogo descerão, também formando um ciclo.

Bem, o terremoto foi explicado mas e os vulcões?

Os vulcões também podem acontecer quando as placas se chocam, como acontece no Chile, o Chile, fica em cima de uma fronteira de duas placas que se chocam, e lá existem vulcões e terremotos, quando elas se chocam pode haver liberação de magma ocasionando erupções.
Também, ocorre afastamento de placas. Quando elas se afastam, abre-se uma extensa fenda, e com isso, o magma é liberado.
Isso é visto no oceano Atlântico, depois que as placas se afastam e o magma escapa, logo se forma uma emenda de basalto, impedindo que ela volte, isso explica o afastamento dos continentes, proposto por Wagner.
Por exmplo: A América se afasta da África, mas se choca com a placa do oceano Pacifico.


A Cordilheira dos Andes, é o resutado do confronto entre essas duas placas, pois ao se chocar a placa americana sobe, formando elevações montanhosas, e a placa do oceano pacífico desce, sedo dissolvida no magma.
No Brasil não existe vulcão e nem terremotos pois sua localização se encontra no centro da placa Sul Americana, e esses eventos so ocorrem próximos das fronterias entre as placas.


5 comentários:

Anônimo disse...

achei o blog,o assusnto muito legal;tanto é que tenho uma pesquisa a fazer sobre terremotos e vulcões , e eu escolhi o seu site para essa pesquisa escolar.

Anônimo disse...

O assunto é interessante... só devia rever o texto, muito redundante.. tem coisa que podia tirar né

Jonas Maragno disse...

Muito obrigado!

Unknown disse...

gostei muito desse site ,deu pra entender bem explicadinho , muito obg ,site muito bom eu recomendo

ana luiza disse...

que legal eu estava curiosa sobre o assunto agora nao tenho duvida